Com o aquecimento do mercado de trabalho, consequentemente, a concorrência também aumentou. Ter um bom currículo, uma boa formação acadêmica e conhecimentos de línguas são requisitos básicos para conseguir uma boa colocação profissional. Além disso, é necessário ter uma rede de contatos eficaz.

O networking é uma poderosa ferramenta tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja avançar na empresa na qual já trabalha. Quando bem administrado, pode te ajudar em diversas áreas.  Portanto, deve-se estar atento ao cuidado para manter seus relacionamentos.

Um erro muito comum é o de só se preocupar com o networking apenas quando precisa usá-lo. Atitudes assim podem acarretar efeitos negativos, pois pode soar como falsa a aproximação. É necessário criar vínculos profissionais desde a formação acadêmica. Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer pessoas interessantes, assim como eventos sociais, esportivos e culturais. A rede deve ser construída de forma natural.

Além disso, é importante que você tenha organizado um local (agenda, celular, planilha, rede social específica) com os dados das pessoas que você conhece, identificando suas áreas de atuação e habilidades. Neste sentido, algumas redes sociais como: Facebook e LinkedIn abrem oportunidades para você aumentar sua rede de contatos.

Leia o texto completo aqui!

Comentários desativados.