A ação faz parte da carga horária dos cursos de graduação de nível superior

Desde o início do curso é importante que o estudante tenha acesso a informações sobre o que é atividade complementar e como funciona a carga horária de horas extracurriculares da sua graduação. É importante conhecer quais são os procedimentos para protocolar as ACC, como é cobrado o relatório de atividades complementares, como calcular horas complementares e o prazo para entrega dos certificados. Dessa forma, fica mais fácil para o estudante se organizar e não deixar para conseguir a carga horária necessária em cima do prazo.

O que são atividades complementares?

As atividades complementares – também conhecidas como horas complementares ou extracurriculares e ACC – foram instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) através do parecer nº 67 do CNE/CES. O objetivo é que o estudante tenha acesso a outras fontes de conhecimentos, ampliando a sua formação acadêmica e enriquecendo o processo de ensino-aprendizado.
Cada curso de graduação possui uma carga horária específica, que varia entre 2.400 e 7.200 horas, distribuídas em diferentes atividades, incluindo as ACC. No curso de Pedagogia, por exemplo, o aluno precisa cumprir 100 horas de atividades complementares. Já em Direito cerca de 5% da carga horária total do curso deve ser destinado as horas extracurriculares.

Comentários desativados.